Formação
Teses
RISCO DE FILOSOFAR, Diário de uma descolecionadora
January 2021
ISBN: 978-85-99396-22-3
Março de 2008
Aconteceu no último 25 de março às 17 horas no Instituto de Psicologia da USP a defesa pública da tese de Doutorado Self-empowerment – Jornada de Transformação: um método transpessoal de personal coaching via internet, de Luiz Eduardo Valiengo Berni, através do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.
Utilizando como referência teórica a Abordagem Transdisciplinar e os conhecimentos produzidos pelos movimentos New Age, particularmente pelas Psicologias Transpessoais de enfoque humanista, entre as quais a Abordagem Centrada na Pessoa, este estudo tem por objetivo geral participar dos debates sobre essas abordagens e sobre as relações entre Psicologia e Informática, novo campo de ação para psicólogos, aqui particularizados os novos métodos de auto-conhecimento mediados por computador, via Internet, a distância. A pesquisa descritiva apresentada considerou os fundamentos teóricos do processo e sua metodologia. Seus resultados possibilitara constituir um conjunto articulado, teórico-metodológico, que contribui expressivamente para a condução de processos de auto-conhecimento, auto-realização e auto-transcendência, em geral e, de modo particular, para os processos de personal coaching via Internet. Os resultados da pesquisa mostram que o Processo Self-Empowerment possibilita aos participantes um melhor conhecimento de si mesmos, atualização de suas potencialidades e maior possibilidade de uma participação social mais efetiva e consciente. Tese orientada pela Professora Doutora Ronilda Ribeiro do IPUSP, e cuja banca examinadora contou, entre outros, com a presença do Professor Doutor Ubiratan D’Ambrosio – CIRET.
O CETRANS registra essa conquista e parabeniza seu autor, também membro do CETRANS, e atualmente um dos responsáveis pelas UNIDADES DE AÇÃO CETRANS – Gestão.
Agosto de 2006
Geometria e Desenho na escolaridade básica pela via da Transdisciplinaridade -Proposta de Ateliês
Com satisfação, noticiamos a tese de doutorado defendida e aprovada neste mês de agosto de 2006, pela Faculdade de Educação, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulada “Geometria, desenho, escola e transdisciplinaridade: abordagens possíveis para a Educação”, de autoria da Profa. Regina Coeli Moraes Kopke. Segundo a autora, uma tese sobre a geometria e o desenho nos caminhos da transdisciplinaridade: “(…) trata de geometria: onde está ela na escola?…trata do desenho: só uma geometria teórica não basta…é preciso resgatar ‘o desenhar’…desde cedo…e trata da transdisciplinaridade, como solução possível para dar conta da deficiência encontrada no sistema educacional brasileiro. Este trabalho, clama, portanto, pelo retorno da geometria e do desenho na escolaridade básica pela via da transdisciplinaridade. O que não se quer é propor mais fragmentos para a escola, junto aos outros já existentes. A geometria, sendo a parte gráfica da matemática está entrelaçada nas demais disciplinas do currículo escolar e seus professores precisam reconhecer isso e a importância deste resgate. O desenho surge inerente a ela.” A pesquisa propõe e clama pela parceria entre as disciplinas Matemática, Arte, Geografia e Ciências (Física, Química e Biologia) para, juntas, incitar a revitalização da geometria e do desenho na escola. A conclusão da pesquisa propõe que a solução começa dentro da própria universidade, nos cursos de formação de professores, capacitando-os através de ateliês transdisciplinares, propostos pelo congresso de Locarno, Suíça, em 1997,que discutiu a universidade sob a ótica da transdisciplinaridade. A presença do Prof. Alfredo Gontijo de Oliveira, do Instituto de Estudosavançados Transdisciplinares – IEAT – MG, como integrante da banca proporcionou momentos de brilhante argüição e valorização da Transdisciplinaridade. O CETRANS cumprimenta a Profa. Dra. Regina C. M.Kopke, que pertence ao Instituto de Artes e Design, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, sendo DA REDE BRASILEIRA DE TRANSDISCIPLINARIDADE, desde seu lançamento em dezembro de 2005, após a realização do II Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, em Vila Velha/Vitória, ES e da COMPANHIA DE APRENDIZAGEM – Projeto de Formação de Formadores em Co-formação, ambos projetos do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS.
Outubro de 2005
Em outubro último, Silvia Fichmann submeteu para a aprovação no Programa de Mestrado em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicação e Artes – ECA – Universidade de São Paulo- USP, sua Dissertação intitulada “Gestão transdisciplinar de uma comunidade virtual de aprendizagem: o Projeto Telemar Educação”. Como coordenadora do reconhecido e premiado Projeto Telemar Educação, a autora acompanhou, registrou e aferiu todo o processo de formação e consolidação de uma comunidade virtual de aprendizagem, quando foram criadas ferramentas de gestão, programa e metodologia de formação de formadores transdisciplinares, estratégias para a incorporação do computador às atividades educacionais e para a dinamização da interação virtual síncrona e assíncrona dos participantes. A construção de uma ferramenta de publicação (Portal) garante a efetiva participação dos professores e alunos que têm autonomia para inserir conteúdo e discutir temas com toda a comunidade. A tese foi orientada pelo Dr. Fredric Michael Litto e neste trabalho, a autora integrou a epistemologia transdisciplinar à gestão administrativa, tecnológica e pedagógica de um projeto de formação de formadores e uso de tecnologia aplicada à educação.
Mônica Osório Simons. Dissertação de Mestrado em Educação intitulada “Educação Ambiental e Transdisciplinaridade, um encontro possível na formação de Professores: construindo uma pesquisa simbólica”, defendida em setembro na UNICID – Universidade Cidade de São Paulo.
Trata-se da dissertação de Mestrado em Educação intitulada “Educação Ambiental e Transdisciplinaridade, um encontro possível na formação de Professores: construindo uma pesquisa simbólica”, defendida pela Dra. Mônica Osório Simons em setembro último, na UNICID – Universidade Cidade de São Paulo.
Orientada pela Profª Dra. Ecleide Cunico Furlanetto que compôs a banca juntamente com a Profª Dra. Ivani C. Fazenda e Prof. Dr. Fabio Alberti Cascino, o trabalho relata os resultados da construção de uma pesquisa simbólica junto a um coletivo de docentes de uma escola publica municipal de Guarulhos, São Paulo, focando o investimento na formação continuada de professores, no trabalho de educação ambiental através dos pilares e princípios da Transdisciplinaridade visando a otimização do trabalho de educação ambiental por eles realizado. Utilizando símbolos e vetores (nos moldes propostos pelo CETRANS, no desenvolvimento do curso o Pensamento Transdisicplinar, em 2002) a proposta trabalhou acreditando que na medida em que se otimiza e qualifica a reflexão sobre a qualidade das paisagens interiores dos professores, abre-se a possibilidade de uma melhor qualidade das paisagens exteriores por eles produzidas o que envolve uma melhor relação consigo mesmos (autoformação), com os outros sejam colegas ou alunos (heteroformação) e com o meio ambiente (ecoformação), preocupações básicas da educação sócio-ambiental.
Abril de 2005
São Paulo: território intercultural de um só coração – mídia, interculturalidade e identidade
Apresentada por Oriana Monarca White, psicóloga e pesquisadora, a tese de doutorado São Paulo: território intercultural de um só coração relacionou três conceitos amplos: mídia, interculturalidade e identidade através da realização de seis pesquisas, nas quais esses temas foram investigados transversalmente. Utilizou, como instrumento midiático, a minissérie Um Só Coração, produzida pela Rede Globo de Televisão em 2004, tendo como cenário a cidade de São Paulo e sua formação multiétnica. O trabalho demonstrou a forte influência que a produção televisiva ficcional tem na construção das identidades (individual e coletiva) do telespectador e como uma megacidade (São Paulo) influencia na arquitetura de uma identidade mundializada, caracterizando-se como lócus produtor propício para o desenvolvimento de uma cidadania planetária responsável. Além disso, exemplifica através da minissérie utilizada, como a mídia pode promover um serviço educativo às audiências, engrandecendo o receptor por meio de entretenimento, ao proporcionar-lhe não apenas cultura, mas desencadeando um processo reflexivo profundo que se traduz na construção contínua de sua própria identidade. Defendida em abril de 2005 para o Departamento de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
Cleo Busato. Uma abordagem sobre a arte de contar histórias no século XXI”. Dissertação de Mestrado. UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. 2004
A arte de contar história – a trajetória do imaginário
No último dia 05 de maio, Cleo Busato, membro do CETRANS defendeu sua tese de mestrado:”Uma abordagem sobre a arte de contar histórias no século XXI”, na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. A tese retratou as abordagens dos caminhos da arte de contar histórias oralmente no século XXI e a configuração de uma nova profissão que se estabelece a partir daí: o contador de histórias. Apresentou ainda: um olhar para a memória e para o imaginário como espaço de possibilidades, criação, maturação e materialização; os fundamentos teóricos da arte de contar histórias; o sagrado e as vias de acesso à multidimensionalidade; os novos suportes para a narração oral mediados pelo digital e significados e significações desvelados no ciberespaço. Ilustrando o ciberespaço e os novos suportes para a narrativa do conto, a autora lançou também um cd-rom chamado “Contos e encantos dos 4 cantos do mundo – vol.2 – Lendas brasileiras”, utilizando um dos seus contos “Cabra Cabriola” como objeto da tese. A importância da narração oral e do contador de histórias, a valorização da memória e do nível imaginário são redimensionadas na conexão com o meio digital através desse enriquecedor material.
Josinete Aparecida da Silva Bastos. Graus de dificuldade para formulação de diagnósticos e intervenções de enfermagem. Dissertação de Mestrado em Enfermagem na Saúde do Adulto. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. 2004
Oriana M. White. São Paulo – Território intercultural (Transcultural) de um só coração. Tese de Doutorado. Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo. 2004
Mariana Thieriot: Os descolecionadores: uma pedagogia do risco. Tese de doutorado em Filosofia da Educação. UNICAMP. 2003
Katya dos Santos Garabetti Souza: A introdução da transdisciplinaridade em turmas iniciais do ensino fundamental através do ensino lúdico. Tese de mestrado em Educação. Unicapital. São Paulo. 2002
Tânia Cristina Salobrenha Garcia: Retrato transdisciplinar da política educacional brasileira no que tange ao uso de novas tecnologias. 2002