Formação

Bibliografia

ABELLIO, R. La structure absolue. Paris: Gallimard, 1965.

ALIGHIERI, D. Convívio. Lisboa: Guimarães Editores,1992.

ALVES, R. Entre a ciência e a sapiência – o dilema da educação. São Paulo: Loyola, 1999.
______. O que é religião? São Paulo: Martins Fontes, 1995.

AMIOT,M. BILLIARD, I. BRAM, L.  Système et Paradoxe. Autour de La pensée d’Yves Barel. Paris: Édition Du Seil,1993.

ATLAN, H. Com razão ou sem ela. Lisboa: Instituto Piaget, [s.d.].
______. Tudo, não, talvez. Lisboa: Istituto Piaget, [s.d.].
______. Entre o cristal e a fumaça. Rio de Janeiro: Zahar, 1992

ASSAGIOLI, R. Ato da vontade. São Paulo: Cultrix,1993.

AUTORES Diversos. O Homem do futuro – um ser em construção. São Paulo: TRIOM, 2002

BACHELARD, G. O novo espírito científico. Lisboa: Ed. 70, 1996.

BADESCU, ª; NICOLESCU, B. Stéphane Lupasco: o homem e a obra. São Paulo: Triom, 2001.

BAREL,Yves. Le Paradoxe et le système. Grenoble: Presses universitraires de Grenoble, 2008.

BARROS, Vitória Mendonça et alii (orgs.). Educação e transdisciplinaridade I. Brasília: Unesco, 2000.

BARROS, Vitoria Mendonça et alii (orgs).  Educação e   transdisciplinaridade II. UNESCO/Brasília e São Paulo: TRIOM, 2002. Disponível também em: HTTP://UNESDOC.UNESCO.ORG/IMAGES/0012/001275/127511POR.PDF  e HTTP://UNESDOC.UNESCO.ORG/IMAGES/0012/001297/129707POR.PDF

BIÈS, J. O caminho do sábio. São Paulo: Triom, 2001.

BLANCO, M. The inconscious as infinite sets. Londres: Duckworth,1975.

BRENNER,  Joseph E. Logic in Reality [Lógica na Realidade] Dordrecht: Springer, 2008

BOHM, D. A totalidade e a ordem implicada. São Paulo: Cultrix, 1998.

BOHR, N. Física atômica e conhecimento humano. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.

BOURDIEU, P. Razões Práticas. Sobre a teoria da ação. São Paulo:  8ª. Ed. Papirus Editora, 2007

BOURGUIGNON, A. L’homme imprévu: histoire naturelle de l’homme. Paris: PUF, 1989. V.1.

BROCKMAN, J. The third culture. New York: Simon & Schuster, 1995.

BURNETT, R. Cultures of Vision: Images, Media, and the Imaginary. Indiana: Indiana University Press, 1995.

CAZENAVE, M. La science et les figure de l’ame. Monaco: Rocher, 1995.

CERUTI, M. A dança que cria. Lisboa: Instituto Piaget [s/d].

CHOURAQUI, A. L’amour fort comme la mort: une autobiografie. Paris: Robert Laffont, 1990.

CORBIN, H. Le paradoxe du monothéisme. Paris: l’Herne, 1981.
______. Temple et contemplation. Paris: Flammarion, 1981.
______. Face de Dieu: face de l’homme. Paris: Flammarion, 1983.
______. L’homme et son ange. Paris: Fayard, 1983.
______. Avicena y el relato visionario. Barcelona: Paidós, 1995.

DA COSTA, N. C. ª Ensaio sobre os fundamentos da lógica. São Paulo: Hucitec, 1994.

D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

DAENTWYLER, J.-J. Sciences et arts: une contribution à destructures des sources des arts et des Sciences. Paris: La Baconnière, 1972.

DOMINGUES, I. (Org.). Conhecimento e transdisciplinaridade. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

DURAND, G. L’imagination symbolique. Paris: PUF/Quadrige, 1993.
______. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
______. O Imaginário. Rio de Janeiro: Difel, 1999.
______. Ciência do Homem e Tradição. O novo Espírito Antropológico. São Paulo: Editora Triom, 2008

ÉLIADE, M. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
______. Imagens e símbolos. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
______. Tratado da história das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FAZENDA, I. (Org.) Práticas interdusciplinares na escola. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
______. (Org.) Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FRANKL, V. Psicoterapia e sentido da vida. São Paulo: Quadrante, 1980.

FRIAÇA, Amâncio et alii (orgs). Educação e transdisciplinaridade III. 2a.ed. São Paulo: Triom, 2008

GALVANI, P. Autoformation et fonction de formateur. Lyon: Chronique Sociale, 1991.
______. Quête de sens et formation – anthropologie du blason et de l’autoformation. Paris: L’Harmattan, 1997.

GHILS, P. Standardized terminologies and cultural diversity. La Haye: Kluwer Academy Publishers, n.23, v.1, 1992. [conferir]
______. Pour une Europe transculturelle. Trieste: Editre Edizioni, 1993.
______. Les logiques de l’international: de l’inter-étatique au transnational. In: DUPUY, R.-J. Les relations internationales à l’épreuve de la science politique. Paris:  ê essite, 1993.

GIGAND, Gárard.  “Ingégnerie du regard transdisciplinaire: l’évenement entre incomplétude, autoréférence et indétermination” [Engenharia do olhar transdisciplinar: o evento entre incompletude, autoreferência e indeterminação]. Paris, L’Harmattan, 2007.

GRUPO 21, diversos autores. O Homem do Futuro – Um Ser em Construção. São Paulo: Triom, 2002

GUATARI, F. As três ecologias. Campinas: Papirus, 1999.

HALL, E. La dimension cachée. Paris: Édition Du Seuil, 1971.

HEISENBERG, W. A parte e o todo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

HOFSTADTER, D. R. Gödel, Escher, Bach. Barcelona: Tusquets, 1998.

HOLTON, G. Thematic origin of scientific thought: Kepler to Einstein. Harvard: Harvard University Press, 1973.
______. L’imagination scientifique. Paris: Gallimard, 1981.

HUSSERL, E. Meditações cartesianas. São Paulo: Madras, 2001.

JUARROZ, R. Poesie et réalité. Paris: Lettres Vives, 1987.

JORGE, M. ª. J. Da epistemologia à biologia. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

KESHAVJEE, S. O rei, o sábio e o bufão. São Paulo: Novalexandria, 1999.

KOYRÉ, ª. Estudos de história do pensamento científico. Rio de Janeiro: Forense-Universitária/UNB, 1982.

HORGAN, J. The end of science. New York: Helix Books, 1996.

HUYGHE, R. L’art et l’âme. Paris: Flammarion, 1987.
______. Une vie pour l’art: de  ê essi à Picasso. Paris: Édition de Fallois, 1994.

KAKU, M. Hiperespaço. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

KANDINSKY, W. Ponto e linha sobre o plano. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

KITARO, N. Coincidentia oppositorum and love. Quioto: Easter Buddhist, 1997.

LE MOIGNE, J. L. Système et paradoxe: autour de la pensée d’Yves Barel. Paris: Seuil, 1993.
______. La modelisation des systèmes complexes: afcet ystèmes. Paris: Dunod, 1995.
______. A inteligência da complexidade. São Paulo: Peirópolis, 2000.

LUPASCO, S. Le principe d’antagonisme et la logique de l’energie. Monaco: Le Rocher, 1987.
______. L’énergie et la matière psychique. Monaco: Le Rocher, 1987.
______. O homem e as suas três éticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

MAGNIN, T. Quel Dieu pour un monde scientifique? Paris: Nouvelle  ê e, 1993.

MARCUS, S. To paradocso. Atenas: Ed. Pneumaticos, 1986.
______. La poetica matematica. Havana: Editorial Arta y Literatura, 1986.
______. Symbols in a multidimensional space. In: Semiotics 1990. New York/London: University Press of America, 1993.

MATURANA, H.R.; VARELA, F.J. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MAX-NEEF , Manfred A. La economia descalza – senãles desde el mundo invisible. Montevideo, Nordam Comunidad, 1986. Colección   Pesamiento Descalzo, 1.
________.  Desarrollo a escala humana : conceptos, aplicaciones y algunas reflexiones. 2ª.ed. Montevideo: Editorial Nordam. Icaria Editorial, 1998.
_______ . La dimension perdida – la deshumanización del gigantismo. Montevideo: Editorial  Nordam. Icaria Editorial, 2007.

MEDINA, C. (Org.) Novo pacto da ciência. (A crise dos paradigmas – 1o Seminário Transdisciplinar) São Paulo: USP/ECA, 1990-1991.

MELLO, Maria. BARROS, Vitória e SOMMERMANN, Américo (orgs.). Educação e transdisciplinaridade I. Brasília: UNESCO/São Paulo:TRIOM, 2000.

MITCHELL-WALDROP, M. Complexity: the emerging science at the edge of order and chaos. New York/London: Simon & Schuster, 1992.

MORIN, E. O método: I. A natureza da natureza, 1977; II. A vida da vida, 1980; III O conhecimento do conhecimento, 1986; IV. As idéias: a sua natureza, vida, habitat e organização, 1991. Publicações Europa-América Portugal.
______. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.
______. Complexidade e transdisciplinaridade – a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: UFRN, 1999.
______. Ciência com consciência. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
______. A cabeça bem feita. 3ª ed. Bertrand Brasil: Rio de Janeiro, 2001.

NICOLESCU, Basarab. Ciência, sentido e evolução: a cosmologia de Jacob Boehme. São Paulo: Attar, 1995.
_________. O Manifesto da Transdisciplinaridade. 2a. ed.  São Paulo: Triom, 2000.
_________. Nous, la particule et le monde. 2a ed.  ê ess: Rocher, 2002.

NICOLESCU, Basarab , BADESCU, Horia Badescu, orgs. Stéphane Lupasco –  O homem e a obra. São Paulo: TRIOM, 2001.

NICOLESCU, Basarab (org).  Transdisciplinarity – Theory and Practice, Cresskill, NJ: Hampton Press,  2008.

PANIKKAR, Raimon. O espírito da política. São Paulo: Triom, 2005

PASSET, R. et al. Du cosmos à l’ homme: comprendre la complexité. Paris: L’Hartmattan, 1991.

PAUL, Maella. L’Accompagnement: Une Posture Professionnelle Spécifique. Paris: L’Harmattan, 2004.

PAUL, P. Os diferentes níveis de realidade. São Paulo: Polar, 1996.
______. Tendre la main au vide. Paris: Prieuré, 1997.
______. Pratiques médicales, formations et transdisciplinarité. Tours, França, 2001. Doutorado em Ciências da Educação. Faculdade de Ciências do Homem e da Sociedade da Universidade François Rabelais de Tours.

PAULA, João Antonio, org. A transdisciplinaridade e os desafios contemporâneos. Universidade Federal de Minas Gerais.Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares, EdiçãoUFMG, 2009

PEIRCE, C. S. Selected writings. Dover, Philip P. Wiener, 1980.
______. Philosophical writings of Peirce. Dover, Justus Buchler, 1986.
______. Ilustrações da Lógica da Ciência. São Paulo: Editora Idéias & Letras, 2008.

PERETTI, A. Organiser des formations. Paris: Hachette, 1992.

PERRY, W. A treasury of traditional wisdom. Paperback, 1992.

PINEAU, G. Produir as vie: autoformation et autobiografie. Montreal/Paris: L’Harmattan, 1983.
______. Temps et contretemps. Paris: Éditions Universitaires, 1987.
______. Les histoires de vie. Paris: PUF, 1996.
______. Temporalidades na formação. São Paulo: Triom, 2005

PLOTINO. Tratados das Enéadas. São Paulo: Polar, 2000.

PRIGOGINE, I. A nova aliança. Brasília: UNB, 1997.

QUÉAU, P. Metaxu: théorie de l’art intermédiaire. Seyssel: Champ Vallon/INA, 1989.
______. Le virtuel: vertus et vertiges. Seyssel: Champ Vallon, 1993.

RAINE, K. Le monde vivant de l’imagination. Monaco: Rocher, 1998.

RANDOM, M. L’art visionnaire. Paris: Philippe Lebaud, 1991.
______. O pensamento transdisciplinar e o real. São Paulo: Triom, 2000.

SALAM, ª A unificação das forças fundamentais. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

SCHAYA, L. La création en Dieu à la lumière du judaïsme, du christianisme et de l’islam. Paris: Dervy-Livres, 1983.

SCHRÖDINGER, E. O que é vida? São Paulo: UNESP, 1997.

SCHUON, F. Logic and transcendence. London: Perennial Books, 1984.

SALLATIN, X. Analyse dimmensionnelle du hasard quantique. BENA 4, 1991.
______. Contingence et  ê essite du sens. BENA 6, 1993.
______. Science and theology about randomness and freedom. Genève: Labor et Fides, 1994.

SHELDRAKE, R. Une nouvelle science de la vie. Paris: Rocher, 1985.

SNOW, C. P. As duas culturas e uma segunda leitura. São Paulo: Edusp, 1995.

SOLÉ, A . Créateurs de mondes. Monaco: Rocher, 2000.

SOMMERMAN, Américo. Inter ou transdisciplinaridade? da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes. São Paulo: Paulus, 2006.

STEFFEN, H. H. Projeto Tonomundo – “Visão e práxis”.  IV Seminário De Informática Educativa (Anais) – Isbn:978-85-98766-34-8.12 A 16 De Setembro De 2007. Edição: 1. Ano De Edição: 2007. Local De Edição: Fortaleza. Tipo De Suporte: Internet. Páginas: Editora: Gráfica Tiprogresso.

STEWART, J. Sciences cognitives: enjeux scientifiques et politiques. Terminal, Paris, n.55, 1991.

______. Life-cognition: the epistemological and ontological significance of artificial life. MIT Press, Bradford Books, 1992.
______. Science et politique:  ê cas des sciences cognitives. Écologie Politique, Paris, n.3-4, 1992.

TROCMÉ-FABRE, Hélène.  Née pour apprendre. La Rochelle: Éditions être & connaître, 1995.
____________.  Réinventer le Métier D’Apprendre. Paris: Éditions d’Organization, 1999.
____________. A árvore do saber-aprender. São Paulo: Triom, 2004.
____________. Nascemos para aprender. São Paulo: Triom, 2006.

VARELA, F. Autonomie et connaissance: essai sur  ê vivant. Paris: Seuil, 1987.
______. Connaître: les sciences cognitives, tendances et perspectives. Paris: Seuil, 1989.
______. The embodied mind. MIT Press, 1991.
______. The view from within. Blowing Green, Imprint Academic, 2000.

VAZ, H. C. L. Escritos filosóficos. São Paulo: Loyola, 1998.
______. Antropologia filosófica. São Paulo: Loyola, 2000.

WASSERSTROM, Steven M. A religião além da religião. São Paulo: Triom, 2004

WEINBERG, S. Dreams of a final theory. London: Vintage, 1993.

WUNENBURGER, J. J. A razão contraditória. Lisboa: Instituto Piaget, [s/d].
______. L’imagination. Paris: PUF, 1991.
______. Philosophie des images. Paris: PUF, 1997

ZIEGELMANN, Luiz e FAMER, Cristiane Rocha (orgs). Corpovida: tecendo uma clínica contemporânea. Porto Alegre: Editora Nossa Senhora da Conceição S. A ., 2008.

 

Webgrafia

BARROS, Vitoria Mendonça et alii (orgs).  Educação e   transdisciplinaridade II. UNESCO/Brasília e São Paulo: TRIOM, 2002. Disponível também em: http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001275/127511por.pdf  e http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001297/129707por.pdf

A GRAF – Association du Groupe de Recherche sur l’Autoformation: http://www.a-graf.org/ (endereço atualizado)

CRISE – Centre de Recherche sur l’Imaginaire Social et l’Éducation: http://www.barbier-rd.nom.fr/accueilcrise2.html

René Barbier (site pessoal): http://www.barbier-rd.nom.fr/

Le Journal des Chercheurs: http://www.barbier-rd.nom.fr/journal/rubrique.php3?id_rubrique=1

Manfred Max-Neef: http://www.max-neef.cl

McGregor, Sue L.T. A Natureza da Pesquisa e da Prática Transdisciplinares. Disponível em inglês  http://www.consultmcgregor.com em abril de 2006

MCXAPC – Programme Européen “Modelization de la CompleXité” / Association pour la Pensée Complexe: http://www.mcxapc.org (fundado por Edgar Morin)

MELLO , M. F. STEFFEN, H. H. An Experience In Transdisciplinary Formative Education. May 2007. 13º Congresso Internacional de Educação a Distancia – ABED – Curitiba – PR. 2 a 5 de setembro de 2007. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/54200762611pm.pdf