Comunidade

Lista de membros (biodata)

Adriana Caccuri

Adriana Caccuri

Coordenadora da UA Publicação do CETRANS

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital PUC SP. 2009 Habilitou-se profissionalmente como Desenhista Gráfica – Escola Panamericana de Arte 2004. Formou-se professora de Letras – Faculdade de Filosofia e Letras Universidade de Buenos Aires – Argentina – UBA com revalidação na Faculdade de Filosofia e Letras, USP. Desenvolve projetos com visão transdisciplinar aplicados à produção gráfica e a esculturas de acrílico. Co-coordenação do Ateliê de Praxis, Ação e Experimentação Companhia de Aprendizagem, de 2003 a 2014. Membro do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS. Coordenadora da Unidade de Ação CETRANS – Publicação desde 2016.

Alessandro Faria

Alessandro Faria

Membro do CETRANS

Alessandro Faria é desenhista e fabricante de coisas desde a infância. Estudou Design na FAAP e atuou no desenvolvimento de produtos e serviços no Brasil e na Inglaterra. Em 2005 inicia a carreira na Universidade Federal da Bahia | UFBA. Desenvolveu seu Mestrado na Escola de Belas Artes da UFBA e seu doutorado foi projetado no Instituto de Arte da UNICAMP. Profissional com muito interesse nos aspectos teóricos e práticos do desenvolvimento de produtos, serviços e modelagem de negócios. Desde 2010 aproxima o Design Thinking de instituições públicas, privadas, fundações e ONGs.

Alfredo Feres Neto

Alfredo Feres Neto

Membro do CETRANS

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Desenvolveu estágio de pós-doutoramento na Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá, 2015) e na Universidade da Beira Interior (Portugal, 2016). Professor associado da Universidade de Brasília, orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física na mesma universidade, e também no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física, vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp). Atualmente estuda as relações entre a Abordagem Transdisciplinar, Motricidade Humana, Educação e Educação Física.

Américo Sommerman

Américo Sommerman

Membro fundador

Graduado em Filosofia (Uniseb). Mestre em Ciências da Educação (Universidade Nova de Lisboa). Doutor em Difusão do Conhecimento: Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar (Universidade Federal da Bahia).
Co-criador do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS.
Membro ativo do Centro Internacional de Pesquisas e Estudos Transdisciplinares – CIRET.
Primeiro editor e tradutor brasileiro de Plotino, neoplatônico do século III d.C.
Primeiro editor e tradutor brasileiro de Jacob Boehme (1575-1624), grande metafísico alemão do século XVII.
Primeiro editor brasileiro de uma compilação do Sêfer Ha-Zohar (O Livro do Esplendor), obra máxima da mística judaica.
Editor e tradutor de tratados do Pseudo-Dionísio Areopagita (século VI), o autor anônimo de quatro obras clássicas da mística cristã.
Editor dos Cânticos Fundadores da tradição tupi-guarani (Ayvu-rapyta: Fundamentos do Ser) em tupi e português.
Primeiro editor brasileiro de Proclo (no prelo), neoplatônico do século V.
Autor do livro Inter ou transdisciplinaridade: da fragmentação disciplinar ao novo diálogo entre os saberes (Paulus, 2006).
Co-organizador dos livros:
Educação e transdisciplinaridade. UNESCO, 1999.
Educação e transdisciplinaridade II. UNESCO, 2002.
Complexidade e transdisciplinaridade. Sulina, 2009.
Tem 13 anos de formação em Kung Fu: 10 anos de formação no estilo Louva-a-deus e 4 anos no estilo dos monges do Monastério Shaolin, situado nas montanhas Song, na província de Henan, China.

Cleo Busatto

Cleo Busatto

Uma artista da palavra

Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras que venderam em torno de 190 mil exemplares. Em 2016, seu livro “A fofa do terceiro andar” foi finalista ao Prêmio Jabuti, na categoria juvenil. Nos últimos cinco anos contou histórias para mais de 100 mil pessoas, no Brasil e exterior e formou em torno de 50 mil pessoas, em oficinas e palestras, sobre oralidade, leitura e literatura. Cléo Busatto é Mestre em Teoria Literária, pela UFSC.
Continuar lendo no site pessoal

Denise Lagrotta

Denise Lagrotta

Membro do CETRANS

Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 1985, exerci a profissão em diversas áreas e escritórios até 2007. A partir daí, fui em busca de novos caminhos. Livrarias eram meu segundo lar e terapias diversas me davam suporte. Fiz cursos de teatro e paisagismo, mergulhei no campo das Ciências Noéticas, estudei Administração de Organizações do Terceiro Setor na Fundação Getúlio Vargas, integrei a 5a. Turma na Formação Holística de Base na Unipaz, me capacitei como mediadora de conflitos pelo Instituto Mediativa. Recentemente, participei do Programa de Protagonismo Criativo da Escola Polifonia, onde abriu-se uma fenda para ressignificar minha expressão profissional, que pode ser vista no site: http://www.deniselagrotta.com.br.

Edgar Indalécio Smaniotto

Edgar Indalécio Smaniotto

Membro do CETRANS

Filósofo, mestre e doutor Ciências Sociais, mantém intensa atividade como educador do ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação. Pesquisador transdisciplinar e polímata trabalha nas áreas de filosofia, educação e antropologia. Desenvolveu pesquisa sobre filosofia para crianças e pragmatismo (graduação), representação do outro na antropologia e na ficção científica brasileira (mestrado), eugenia e ficção científica (doutorado), e coordenação pedagógica (especialização). Atualmente mantém as colunas “Filosofia da Astronáutica e Ficção Científica”e “Biblioteca FC” na revista Perry Rhodan, e desenvolve estudos que compreendem: exoantropologia, transumanismo, filosofia clínica, filosofia da astrobiologia, filosofia da inteligência artificial e do cérebro, HQs, geopolítica e antropologia da ficção científica, esoterismo e ufologia.

Felipe Feffer

Felipe Feffer

Membro do CETRANS

Felipe Feffer é formado em Filosofia e Música pela Brandeis University, de Waltham, Massassuchetts. Hoje atua como músico, além de estudar o I Ching, a Transdiciplinaridade e meditação. Acredita na retroalimentação do estudo e da prática no processo de transformação interior e exterior.

Dr. Fernando Antonio C. Bignardi

Dr. Fernando Antonio C. Bignardi

Membro do CETRANS

Fernando A C Bignardi, 60, Médico homeopata e gerontólogo, psicoterapêuta, aconselhador biográfico, constelador fenomenológico sistêmico e consultor em sustentabilidade organizacional e pessoal. Criador do Setor de Transdisciplinaridade aplicada à Saúde da UNIFESP onde coordenou o Setor de Estudos do Envelhecimento por 22 anos. Atualmente é diretor do Centro de Ecologia Médica Florescer na Mata, que realiza ensino, pesquisa e assistência.

Ideli Domingues

Ideli Domingues

Membro do CETRANS

Membro e Coordenadora da Unidade de Ação de Gestão do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS; colaboradora na pesquisa qualitativa do Mente Aberta do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo, 2015 até o presente. Consteladora Sistêmica, Arteterapeuta, Contadora de Histórias, ex-professora da Fundação Getúlio Vargas da Escola de Administração de São Paulo, FGV-EAESP; publicações em liderança e grupos. Doutora em Psicologia Social- USP, sócia fundadora e diretora do Instituto Pichon-Rivière de Psicologia Social de São Paulo.

Dr. Javier Collado-Ruano

Dr. Javier Collado-Ruano

Membro do CETRANS

Dr. Javier Collado-Ruano é professor titular de Filosofia da Educação na Universidade Nacional de Educação (UNAE) do Equador. Doutor em Filosofia pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha) e doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, Brasil). Mestre em Educação pela Universidade de Sevilha (US, Espanha) e licenciado em História pela Universidade de Valencia (UV, Espanha).
Continuar lendo no site pessoal

Luiz Eduardo Valiengo Berni

Luiz Eduardo Valiengo Berni

Membro fundador do CETRANS

Doutor em Psicologia pela Universidade e São Paulo (USP), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares da Herança Africana na Universidade Paulista (ETHA); Pesquisador e orientador de pesquisas no Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD) lotado na Universidade Rose-Croix Internacional – Núcleo São Paulo (URCI-NSP). Membro fundador do Centro de Educação Transdisciplinar (CETRANS).

Marcelo Marcos Piva Demarzo

Marcelo Marcos Piva Demarzo

Membro do CETRANS

É Médico e Pesquisador especialista em Mindfulness com treinamentos na Inglaterra (Instituto Breathworks e Oxford Mindfulness Centre – Universidade de Oxford), e nos EUA (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – University of Massachusetts) com Jon Kabat-Zinn e Saki Santorelli. Fez pós-doutorado em Mindfulness e Promoção da Saúde pela Universidad de Zaragoza, (Espanha). Fez diversos cursos de aprofundamento nas tradições contemplativas e meditativas, incluindo a Psicologia Budista e Tibetana (Dharamsala/ Índia). É fundador e atual coordenador do Mente Aberta – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (http://www.mindfulnessbrasil.com), referência nacional e internacional nos programas e pesquisas sobre Mindfulness.

Marcos Vieira

Marcos Vieira

Membro do CETRANS

Bacharel em Musicoterapia – UCSal), Licenciatura em Regência-Música – UCB, Mestre em Administração – UFBa, Doutor em Educação – UFBa, estágio pós doutoral em Educação – PUC-Minas. Docente em graduação e pós-graduação desde 2008 nas áreas de Administração, Pedagogia e Artes. As últimas publicações versam prioritariamente pelos temas: desigualdade de raça e gênero e equidade na educação, uso de bases de dados do Enem e avaliações longitudinais, uso de abordagens qualitativas como o Círculo Hermenêutico Dialético. Consultorias de desenvolvimento de pessoas e desenvolvimento de estratégias universitárias – UNIFOR.

Maria F. de Mello

Maria F. de Mello

Co-fundadora do CETRANS

Co-fundadora (1998) do Centro de Educação Transdisciplinar − CETRANS. Membro ativo e Coordenadora da Unidade de Ação Formação do CETRANS desde 2003. Membro do Centro Internacional de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares − CIRET Paris. Na PUC-SP foi chefe do Dep. de Linguística (1980−82) e docente nos anos 70 e 80 e na PUC-RJ nos anos 60. Desenvolveu projetos fundamentados na Transdisciplinaridade na Fundação Getúlio Vargas – SP (2009-2015) e na Escola do Futuro USP (1998-2009); Mestre em Lingüística (1975).

Margaréte May Berkenbrock Rosito

Margaréte May Berkenbrock Rosito

Membro do CETRANS

Doutorado em Educação – Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
Pós- Doutorado História da Educação – Universidade de Lisboa
Mestrado em Educação e Currículo – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP
Graduada em Pedagogia – Supervisão Escolar – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Especialização em Alfabetização – Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC
Docente titular no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais e do Curso de Pedagogia, na Universidade Cidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa Educação Estética, Formação e narrativas, cadastrada no CNPQ. Livros publicados: O sujeito na educação e saúde: desafios na contemporaneidade: (Editora Vozes); Ética e Moral na Educação (editora Wak); Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: políticas e práticas de formação de professores (Editora Wak); A estética do espaço escolar: narrativas discentes (Editora CRV).
Editora da Revista @mbienteeducação – UNICID.

Mariana Thieriot-Loisel

Mariana Thieriot-Loisel

Membro fundadora do CETRANS

Mariana Thieriot-Loisel Filósofa, Professora, Artista Plástica, Poetisa e mestre Yoga. Ph.D UNICAMP/SP – Brasil. Área de concentração: Cultura Educação e Sociedade. Pós-doutora em Filosofia pela Universidade LAVAL/ Canadá. Área de concentração: O diálogo transdisciplinar entre a Filosofia, as Ciências e as novas Tecnologias – Estudo das Mutações humanas. Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Lyon 2 – França. Diploma de Estudos Aprofundados pela Universidade Lyon 2 – França. Professora afastada para pesquisa no UNIFIEO, de Filosofia Geral, Filosofia da Educação, Ética Aplicada. Membro fundadora do CETRANS/ Brasil. Membro ativo do CIRET/ França.
Continuar lendo no site pessoal e em sua biografia.

Marizilda Louren

Marizilda Louren

Membro do CETRANS

Socióloga e jornalista, Marizilda Lourenço trabalhou na grande imprensa paulistana, na imprensa especializada e nas grandes editoras, tendo implantado em 1995 a Editora SENAC São Paulo. É autora de Releituras de ambientações brasileiras, pelo SENAC São Paulo. Dedicou-se ao magistério no curso de Jornalismo da FAAP e em programas de leitura e produção de texto. Editora no Centro de Estudos e Investigação em Neuropsicanálise – CEINP, publicou Paradigmas metamórficos: desvelando a natureza dionisíaca do real, de Yusaku Soussumi, em 2011. Especializada em living sciences, atualmente estuda a linguagem humana.

Mirian Menezes de Oliveira

Mirian Menezes de Oliveira

Membro do CETRANS

Professora aposentada da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos. Licenciada em Letras – Português e Inglês. Pós Latus Sensu em Leitura e Produção de Textos. Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação – UBC – Mogi das Cruzes. Escritora, iniciou seu processo de encantamento pelas palavras, através do esboço de “diários” e poemas. A leitura foi sempre sua melhor companheira. Publicou livros de poemas e textos em Antologias. Possui artigos publicados, nas áreas de leitura e literatura. Contadora de histórias.

Mônica Osório Simons

Mônica Osório Simons

Membro do CETRANS

Mestre em Educação, Especialista em Educação Ambiental e Bióloga. Diretora do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos, empresa de Consultoria em Educação Ambiental, desde 1995. Consultora com mais de 30 anos de experiência na promoção da saúde com base territorial, a partir de determinantes sócio ambientais e na implantação de projetos de Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Membro do ICAE – Conselho Internacional de Educação de Adultos e da Rede Latino-americana e Caribenha de Gestores de Promoção da Saúde.

Currículo completo na Plataforma Lattes – http://lattes.cnpq.br/0457749164266764

Pá Falcão

Pá Falcão

Membro do CETRANS

Ser Brincante no Planeta Terra, a serviço do desenvolvimento da consciência, =), com formação em Computação pelo ITA e pós-graduação em Jogos Cooperativos pela Unimonte. Game Designer e especialista em gamification, com vários jogos desenvolvidos e prêmios internacionais. Astróloga. Docente em vários cursos de pós-graduação. Escritora. Conferencista Internacional, consultora empresarial e educacional desenvolvendo jogos, cursos, palestras, programas de treinamento e consultoria em gestão empresarial, sempre aplicando técnicas de enfoque sistêmico no desenvolvimento de pessoas e organizações.

Rodrigo Mindlin Loeb

Rodrigo Mindlin Loeb

Membro do CETRANS

Nascido na cidade de São Paulo, Brasil, em 1970, formou-se Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Mestre em Energia e Meio Ambiente pela Architectural Association School of Architecture em Londres, Inglaterra. Dirige seu escritório de Arquitetura e Urbanismo desde 2001. Recebeu Prêmio de melhor obra da APCA e Prêmio Oscar Niemeyer pelo projeto da Biblioteca Brasiliana. Desenvolveu projeto do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído para a Universidade de Brasília. Fundador em 2010, e Superintendente do Instituto Brasiliana. Desenvolve atividade acadêmica como Professor de Projeto de Arquitetura e na Especialização em Arquitetura e Meio Ambiente desde 2001, tendo lecionado na Faculdade Belas Artes de São Paulo, na Escola da Cidade e no Instituto Presbiteriano Mackenzie, única instituição onde permanece , e é atualmente professor pesquisador.

O Instituto Brasiliana, criado em 2010, formou-se com o objetivo inicial de promover a educação e a cultura, especialmente, das coleções Brasilianas, termo que, na definição estabelecida pelo notável bibliófilo Rubens Borba de Moraes, engloba coleções de quadros, livros, objetos, imagens e documentos relativos ao Brasil ao longo dos mais de 500 anos de sua história. A partir do final de 2015, o Instituto passou também a se voltar para a compreensão dos problemas brasileiros, em especial nas grandes cidades, o direito a cidade, buscando reflexões de como atuar na direção da re-significação das áreas de vulnerabilidade a partir da apropriação do potencial cultural e da memória coletiva, fortalecendo as localidades e suas comunidades, tendo criado um eixo específico de ação sobre garantia de direitos da infância, primeira infância e desenvolvimento urbano. Em 2017 firmou Termo de Cooperação com o Instituto Presbiteriano Mackenzie para desenvolvimento de pesquisa, registro e sistematização dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Brasiliana.

Silvia Fichmann

Silvia Fichmann

Membro do CETRANS

Mestre em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Bacharel e Licenciada em Pedagogia – Pontifícia Universidade Católica ( PUC). Membro fundador do Centro de Educação Transdisciplinar (CETRANS). Membro Colaborador da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Foi durante quinze anos pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem (LINCA) na Escola do Futuro da USP, coordenou o Programa OI Tonomundo (Projeto Telemar Educação) até 2009. Atuou também como coordenadora de conteúdo, na Fundação Padre Anchieta, na Escola de Professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, como coordenadora de Inovações Web no Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera e como coordenadora de equipe de validação de OEDs – objetos educacionais digitais para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Editora Abril/ Scipione. Foi mediadora do Fórum ” Uso de redes sociais na escola: criando Redes de Aprendência. Web 2.0 & Transdisciplinaridade” no Portal do Professor/ MEC. Consultora de projetos educacionais inovadores que envolvem o uso de tecnologias para formação transdisciplinar de pessoas, em escolas e empresas, com foco em Educação nas Nuvens, Redes de Aprendência, uso de Tablet e telefone celular na sala de aula. Desenvolve atividades permeadas pela Transdisciplinaridade e uso de tecnologias com pacientes pós AVC (Acidente Vascular Cerebral) e idosos com o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas e resgatar a autoestima.

Vera Lucia Laporta

Vera Lucia Laporta

Membro do CETRANS

Membro do Centro de Educação Transdisciplinar − CETRANS, desde 2005, coordenando as Unidades de Ação Comunicação e Comunidade. Integrou a Equipe MENTE ABERTA MINDFULNESS − UNIFESP/ SP (2014−2017); na Equipe LINCA − Escola do Futuro/ USP (2003 -2009) desenvolveu Projeto Transdisciplinar TONOMUNDO, coordenando a Unidade de Ação Atividades Lúdicas; trabalhou em sala de aula como professora de Artes Plásticas em cursos Fundamental e Médio até 2003. Graduada em Arte-Educação pela Faculdade de Comunicações e Artes da FAAP/SP.

Vicente Lourenço de Góes

Vicente Lourenço de Góes

Membro do CETRANS

Psicólogo, encontrei a Transdisciplinaridade já em meio de minha atuação como Educador. Desde 2009 experimento intenso percurso em diversas áreas de conhecimento e ação: sustentabilidade, educação para gestão responsável, psicologia do desenvolvimento, educação comunitária, tradições filosóficas e espirituais, comunicação social, jornalismo; públicos e parceiros acompanham a diversidade: famílias cuidadoras, adolescentes, jovens, graduação, mestrado, contextos sociais de vulnerabilidade e elites sociais. A coerência desta constelação encontra-se em torno da TD, permitindo o diálogo de saberes e sensibilização das relações para a nutrição de um caminho coevolutivo.

Vinicius Alexandre Almeida

Vinicius Alexandre Almeida

Membro do CETRANS

Membro ativo do CETRANS desde 2011. Formado em Administração, especializado em Lean 6 Sigma, Projetos Ágeis, Qualidade e Produtividades pela Fundação Vanzolini e em formação de Gestão: Estratégia de Mercado na FGV. Atuante na área da Saúde há 10 anos, realizando trabalhos de gestão em equipes de Callcenter, Administrativas, Inovação em Atendimento e hoje responsável pela área de CRM (Customer Relationship Management) no Hospital 9 de Julho.

Vitoria M. Mendonça de Barros

Vitoria M. Mendonça de Barros

Co-fundadora do CETRANS

Formada em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo. Estudiosa de linguagens simbólicas, mitologia, bem como das obras de Alice Bailey. Atualmente se dedica ao estudo da obra do filósofo Martin Heidegger. É coautora do livro As Faces Eternas do Feminino no Cinema e na Propaganda e coorganizadora do livro Educação e TransD III. Dirige a TRIOM – Editora e Centro de Estudos juntamente com Renata Ramos e Ruth Cunha Cintra. A Editora TRIOM editou obras relevantes da Transdisciplinaridade no Brasil. É membro do CETRANS – Centro de Educação Transdisciplinar onde coordena a Unidade de Ação Gestão.

Dr. Yusaku Soussumi

Dr. Yusaku Soussumi

Membro do CETRANS

Yusaku Soussumi é médico psicanalista, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, membro honorário da Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul, membro do Núcleo Psicanalítico de Aracaju e membro fundador da Sociedade Internacional de Neuropsicanálise. Desenvolveu a teoria dos registros básicos de memória e a pedagogia do vínculo afetivo, que encontraram aplicação prática no Instituto Rukha, de 2004 a 2012, do qual foi fundador e vice-presidente. É autor de Paradigmas metamórficos: desvelando a natureza dionisíaca do real, publicado em 2011 pela Casa do Psicólogo, e de artigos publicados em diversas obras em colaboração.