Comunidade

Lista de membros (biodata)

Adriana Caccuri

Adriana Caccuri

Coordenadora da UA Publicação do CETRANS

Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital PUC SP. 2009 Habilitou-se profissionalmente como Desenhista Gráfica – Escola Panamericana de Arte 2004. Formou-se professora de Letras – Faculdade de Filosofia e Letras Universidade de Buenos Aires – Argentina – UBA com revalidação na Faculdade de Filosofia e Letras, USP. Desenvolve projetos com visão transdisciplinar aplicados à produção gráfica e a esculturas de acrílico. Co-coordenação do Ateliê de Praxis, Ação e Experimentação Companhia de Aprendizagem, de 2003 a 2014. Membro do Centro de Educação Transdisciplinar – CETRANS. Coordenadora da Unidade de Ação CETRANS – Publicação desde 2016.

Cleo Busatto

Cleo Busatto

Uma artista da palavra

Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras que venderam em torno de 190 mil exemplares. Em 2016, seu livro “A fofa do terceiro andar” foi finalista ao Prêmio Jabuti, na categoria juvenil. Nos últimos cinco anos contou histórias para mais de 100 mil pessoas, no Brasil e exterior e formou em torno de 50 mil pessoas, em oficinas e palestras, sobre oralidade, leitura e literatura. Cléo Busatto é Mestre em Teoria Literária, pela UFSC.
Continuar lendo no site pessoal

Edgar Indalécio Smaniotto

Edgar Indalécio Smaniotto

Membro do CETRANS

Filósofo, mestre e doutor Ciências Sociais, mantém intensa atividade como educador do ensino fundamental, médio, graduação e pós-graduação. Pesquisador transdisciplinar e polímata trabalha nas áreas de filosofia, educação e antropologia. Desenvolveu pesquisa sobre filosofia para crianças e pragmatismo (graduação), representação do outro na antropologia e na ficção científica brasileira (mestrado), eugenia e ficção científica (doutorado), e coordenação pedagógica (especialização). Atualmente mantém as colunas “Filosofia da Astronáutica e Ficção Científica”e “Biblioteca FC” na revista Perry Rhodan, e desenvolve estudos que compreendem: exoantropologia, transumanismo, filosofia clínica, filosofia da astrobiologia, filosofia da inteligência artificial e do cérebro, HQs, geopolítica e antropologia da ficção científica, esoterismo e ufologia.

Luiz Eduardo Valiengo Berni

Luiz Eduardo Valiengo Berni

Membro fundador do CETRANS

Doutor em Psicologia pela Universidade e São Paulo (USP), mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Estudos Transdisciplinares da Herança Africana na Universidade Paulista (ETHA); Pesquisador e orientador de pesquisas no Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD) lotado na Universidade Rose-Croix Internacional – Núcleo São Paulo (URCI-NSP). Membro fundador do Centro de Educação Transdisciplinar (CETRANS).

Maria F. de Mello

Maria F. de Mello

Co-fundadora do CETRANS

Co-fundadora (1998) do Centro de Educação Transdisciplinar − CETRANS. Membro ativo e Coordenadora da Unidade de Ação Formação do CETRANS desde 2003. Membro do Centro Internacional de Pesquisa e Estudos Transdisciplinares − CIRET Paris. Na PUC-SP foi chefe do Dep. de Linguística (1980−82) e docente nos anos 70 e 80 e na PUC-RJ nos anos 60. Desenvolveu projetos fundamentados na Transdisciplinaridade na Fundação Getúlio Vargas – SP (2009-2015) e na Escola do Futuro USP (1998-2009); Mestre em Lingüística (1975).

Mirian Menezes de Oliveira

Mirian Menezes de Oliveira

Membro do CETRANS

Professora aposentada da Rede de Ensino Municipal de São José dos Campos. Licenciada em Letras – Português e Inglês. Pós Latus Sensu em Leitura e Produção de Textos. Mestrado em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação – UBC – Mogi das Cruzes. Escritora, iniciou seu processo de encantamento pelas palavras, através do esboço de “diários” e poemas. A leitura foi sempre sua melhor companheira. Publicou livros de poemas e textos em Antologias. Possui artigos publicados, nas áreas de leitura e literatura. Contadora de histórias.

Silvia Fichmann

Membro do CETRANS

Mestre em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Bacharel e Licenciada em Pedagogia – Pontifícia Universidade Católica ( PUC). Membro fundador do Centro de Educação Transdisciplinar (CETRANS). Membro Colaborador da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Foi durante quinze anos pesquisadora e coordenadora do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem (LINCA) na Escola do Futuro da USP, coordenou o Programa OI Tonomundo (Projeto Telemar Educação) até 2009. Atuou também como coordenadora de conteúdo, na Fundação Padre Anchieta, na Escola de Professores da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, como coordenadora de Inovações Web no Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera e como coordenadora de equipe de validação de OEDs – objetos educacionais digitais para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Editora Abril/ Scipione. Foi mediadora do Fórum ” Uso de redes sociais na escola: criando Redes de Aprendência. Web 2.0 & Transdisciplinaridade” no Portal do Professor/ MEC. Consultora de projetos educacionais inovadores que envolvem o uso de tecnologias para formação transdisciplinar de pessoas, em escolas e empresas, com foco em Educação nas Nuvens, Redes de Aprendência, uso de Tablet e telefone celular na sala de aula. Desenvolve atividades permeadas pela Transdisciplinaridade e uso de tecnologias com pacientes pós AVC (Acidente Vascular Cerebral) e idosos com o objetivo de desenvolver habilidades cognitivas e resgatar a autoestima.

Vera Lucia Laporta

Vera Lucia Laporta

Membro do CETRANS

Membro do Centro de Educação Transdisciplinar − CETRANS, desde 2005, coordenando as Unidades de Ação Comunicação e Comunidade. Integrou a Equipe MENTE ABERTA MINDFULNESS − UNIFESP/ SP (2014−2017); na Equipe LINCA − Escola do Futuro/ USP (2003 -2009) desenvolveu Projeto Transdisciplinar TONOMUNDO, coordenando a Unidade de Ação Atividades Lúdicas; trabalhou em sala de aula como professora de Artes Plásticas em cursos Fundamental e Médio até 2003. Graduada em Arte-Educação pela Faculdade de Comunicações e Artes da FAAP/SP.

Vinicius Alexandre Almeida

Vinicius Alexandre Almeida

Membro do CETRANS

Membro ativo do CETRANS desde 2011. Formado em Administração, especializado em Lean 6 Sigma, Projetos Ágeis, Qualidade e Produtividades pela Fundação Vanzolini e em formação de Gestão: Estratégia de Mercado na FGV. Atuante na área da Saúde há 10 anos, realizando trabalhos de gestão em equipes de Callcenter, Administrativas, Inovação em Atendimento e hoje responsável pela área de CRM (Customer Relationship Management) no Hospital 9 de Julho.

Vitoria M. Mendonça de Barros

Vitoria M. Mendonça de Barros

Co-fundadora do CETRANS

Formada em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo. Estudiosa de linguagens simbólicas, mitologia, bem como das obras de Alice Bailey. Atualmente se dedica ao estudo da obra do filósofo Martin Heidegger. É coautora do livro As Faces Eternas do Feminino no Cinema e na Propaganda e coorganizadora do livro Educação e TransD III. Dirige a TRIOM – Editora e Centro de Estudos juntamente com Renata Ramos e Ruth Cunha Cintra. A Editora TRIOM editou obras relevantes da Transdisciplinaridade no Brasil. É membro do CETRANS – Centro de Educação Transdisciplinar onde coordena a Unidade de Ação Gestão.