Gestão de 1a. Ordem

Declaração Filosófica das Unidades de Ação CETRANS

1. Por que somos coordenadoras das UAs do CETRANS?

Somos coordenadores das UNIDADES DE AÇÃO do CENTRO DE EDUCAÇÃO TRANSDISCIPLINAR – UAs CENTRANS porque acreditamos que o CETRANS, criado em 1998, se torna realidade através do empenho das UAs e de seus membros. As UAs trabalham com áreas diversas: Comunicação, Comunidade, Gestão, Formação e Publicação. É através das UAs e de seus membros que o CETRANS poderá cumprir sua nobre função no Brasil e com reflexos que ultrapassem estes limites territoriais.

2. O que é uma boa coordenação das UAs?

Uma boa coordenação significa ter pessoas que conhecem e compreendem a função da referida coordenação e que estão dispostas a se dedicarem voluntariamente a ela como rigor e flexibilidade. Aprendemos que coordenar é ser um arranjador, organizador, um articulador, que define níveis, oferece perspectivas. Coordenar significa ação ou esforço, promover possibilidades, criar e aportar conhecimento, facilitar expansão de oportunidades. Coordenar é cuidar da pertinência das ações, unir, articular, facilitar os trabalhos, promover uma comunicação agradável, harmonizar ação e esforços, é facilitar sem fazer média, reunir dados, analisar e disponibilizar conclusões, identificar necessidades e atendê-las, bem como registrar e disseminar informação.

Uma boa coordenação é aquela que contribui de modo significativo para que as metas que foram co-criadas e acordadas sejam atingidas e que os processos sejam vivenciados com coerência e veracidade. Ela reconhece que tudo é relação, que precisa do outro para evoluir como pessoa e como coletividade, que desenvolve suas ações com profissionalismo e cuidado. Ela deve também se questionar continuamente, ser capaz de reconhecer seus acertos e erros, saber defender e abrir mão de suas certezas sempre que assim for o melhor, procurar lapidar e inovar suas propostas de forma a atender as demandas que se apresentam. Outra função de um a boa coordenação é saber organizar, é deixar registros claros, sejam eles de impressões, de ações ou de processos de forma que estes sirvam como referência, inspirem e impulsionem o novo, com coerência, pertinência, paciência, d facilite a gestão da mesma a sucessão quando essa chegar.

3. O que uma boa Coordenação de UAs significa?

Pensar o CETRANS a curto prazo – no ano vigente, médio prazo – no ano subsequente, longo prazo – nos três anos que se seguem. Deve prospectar, conceber, gestar, realizar, acompanhar e avaliar as diferentes ações do CETRANS, sejam elas de natureza poético-ontológica, epistemológica, metodológica. Igualmente, penso que ações de membros devem ser divulgadas de forma que uma fertilização cruzada seja possível, e que se o novo disponível chegue mais fácil e rapidamente às pessoas interessadas.